Você já se perguntou como fazer aquele café coado perfeito como os das cafeterias especiais ? Neste artigo, vou te ensinar tudo que você precisa saber sobre o método pour over (café coado) e como você pode preparar um café excepcional no conforto de sua casa.

O que é o Método Pour Over (Café coado) ?
O pour over, também conhecido como café coado ou filtrado, é uma técnica manual onde a água quente é despejada sobre o café moído em um filtro. É um método tradicional que ganhou novo destaque com o movimento do café especial.
Principais Marcas:
- Melitta
- Hario
- Kalita
- Chemex
- Origami
🛒 Confira aqui os melhores preços destes equipamentos]*
Por que Escolher o Café Coado?
Este método tem características únicas que o tornam especial:
- Realça sabores delicados do café
- Produz uma bebida limpa e clara
- Oferece maior controle sobre a extração
Equipamentos
1. Moedor

Independente do método que você escolher, é imprescindível que o café seja moído na hora ! Isso garante que o seu café não estará oxidado e que terá a granulometria ideal para o método e para o seu paladar.
A moagem é uma das principais variáveis para ajustar a extração do café para chegar no ponto ideal para o seu paladar. Falaremos mais sobre este assunto no artigo sobre moedores.
2. Porta filtro

Geralmente chamamos o método pelo nome de seu fabricante, mas estas marca por vezes possuem diversos modelos de porta filtros. Os mais populares, como indicado acima, são Melitta, Hario, Kalita, Chemex e Origami.
Cada um tem sua particularidade, mas em geral todos eles proporcionam uma bebida extremamente limpa por utilizarem filtros de papel. Falaremos mais detalhadamente sobre cada um deles em breve.
3. Filtros

Pode parecer irrelevante à primeira vista, mas o filtro pode mudar bastante a forma como a água passa pelo café e a quantidade de partículas de café que passará para sua xícara.
Em geral, cada método tem o seu filtro próprio, mas em alguns casos os filtros podem ser bem parecidos, sendo possível utilizar o filtro de um método em outro, como é o caso do Hario V60 e o Origami, por exemplo.
Quase sempre os filtros são de papel, mas também existem filtros de inox e de pano, mas estes não são pensados para ser utilizados nestes métodos que comentamos, então não vamos nos prolongar sobre eles.
4. Balança

A balança é fundamental para consistência nos resultados e até para reproduzir receitas de outras pessoas.
O ideal é que a balança tenha um sensibilidade de 0.1g, a chamada balança de precisão.
Existem modelos mais simples, como este
Mas se você quer entrar no hobby e topa pagar um pouquinho mais, a melhor opção é esta
5. Termômetro
É desejável ter alguma forma para medir a temperatura da água. Algumas chaleiras já vêm com termômetro, mas é possível utilizar um termômetro de espeto como este.
6. Chaleira

Este é um item mais de conforto e praticidade. Ele não vai transformar o seu café, mas torna a experiência mais confortável.
A chaleira pode ser de fogão, como esta, ou elétrica, como esta. De preferência com bico pescoço de ganso (gooseneck) para maior controle do fluxo de água, evitando caminhos preferenciais durante a extração.
Técnica de Preparo
1 Moagem
– Pese a quantidade desejada de grãos e moa de acordo com o método utilizado. Em geral um pouco mais grosso que o açúcar refinado. Mas isso vai ser ajustado conforme o seu gosto.
2 Preparo do filtro
– Escalde o filtro com um pouco de água quente para remover o gosto de papel e já deixar o porta-filtro aquecido.
3. Hidratação (Bloom ou pré-infusão)
– Coloque o café moído no filtro escaldado e despeje água suficiente para deixar todo o café hidratado, aproximadamente o dobro do peso do café
– Aguarde 30-45 segundos
– Esta etapa libera o CO2 presente no café torrado e evita que a extração tenha caminhos preferenciais
4. A Extração Principal
– Mantenha movimentos circulares
– Controle o fluxo de água
Dica de preparo
1. Use proporção 1:15 (para cada grama de café, 15 gramas de água) como ponto de partida. Por exemplo: 20g de café para 300g de água.
2. Mantenha a água próximo de 90°C
3. Tente terminar a extração próximo de 3 minutos.
Problemas Comuns e Soluções
Café Fraco:
- Diminua a quantidade de água
- Use moagem mais fina
- Aumente a dose de café
Café Muito Forte:
- Aumente a quantidade de água
- Use moagem mais grossa
- Diminua a dose de café
OBS: Tente mudar uma variável de cada vez, assim você tem mais controle sobre o resultado e entende melhor as variáveis do café.
Conclusão
O método pour over é uma forma incrível de explorar todos os sabores do seu café favorito. Com prática e atenção aos detalhes, você conseguirá resultados surpreendentes.
Nos próximos artigos, vamos explorar cada equipamento em detalhes e compartilhar receitas específicas para cada método. Não perca!
Quer começar agora? Confira nossa seleção de equipamentos para café !
Lembre-se de compartilhar suas experiências ou dúvidas nos comentários